Apresentação
Mensagem de boas-vindas!
Sejam bem vindas e bem vindos ao Curso Atendimento Educacional Especializado, EaD.
Inicialmente, gostaria de parabenizar pela escolha de estudar a área de Educação Inclusiva e por se dedicarem a lidar com a diversidade humana, desenvolvendo possibilidades criativas, viabilizando a inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades educativas específicas.
Compartilho com vocês minha alegria em iniciar nosso curso, que surgiu de cursos de capacitações e de aperfeiçoamentos que, anteriormente, foram executados, percebendo-se a necessidade de discutir as especificidades do ambiente escolar de uma forma mais pertinente às ações voltadas para a Educação Inclusiva. Oportuniza-se a especialização em Atendimento Educacional Especializado com a proposta de aquisição de suporte científico e prático para lidar com a diversidade das diferenças e desenvolver ações que promovam processos de ensino-aprendizagem ativos, criativos e participativos, que essencialmente possibilitem acesso e inclusão de todos à escola e à sociedade.
Buscando atender as necessidades de uma população que tem dificuldade de acesso à informação da multiplicidade de ações que possibilitam a inclusão no ensino regular, desenvolver-se-á o curso em regiões fronteiriças e /ou interioranas, atendendo a demanda das comunidades de: Rio Grande, Canguçu, Mostardas, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Santana do Livramento e Agudo. Objetiva-se capacitar 180 licenciados em qualquer área do conhecimento e professores que atuam em escola pública, com interesse em estudar sobre as possibilidades da Educação Inclusiva.
Garantir a inclusão é uma caminhada permanente pois faltam iniciativas positivas das políticas da área da saúde e do ensino, no intuito de garantir a formação continuada do professor, a fim de melhor qualificá-lo no trato com o estudante e suas necessidades educacionais específicas.
Com carinho, Carla Imaraya (Coordenadora do Curso).
APRESENTAÇÃO
O curso em Atendimento Educacional Especializado oportunizará aos participantes a aquisição de suporte científico para lidarem com a diversidade e desenvolverem práticas que promovam processos de ensino-aprendizagem ativos, criativos e participativos, que essencialmente possibilitem, além do acesso, a inclusão de todos na escola e na sociedade.
PÚBLICO-ALVO
Licenciados em qualquer área do conhecimento, e professores que atuam em escola pública, com interesse em estudar as possibilidades de inclusão no ensino regular.
POLOS E VAGAS:
Polo Canguçu: 30 vagas
Polo Mostardas: 30 vagas
Polo Rio Grande: 30 vagas
Polo Agudo: 30 vagas
Polo Santana do Livramento: 30 vagas
Polo Santa Vitória do Palmar: 30 vagas
-
01/11/201809h57Notícia
Contato
Coordenação:
Profa. MSc. Carla Imaraya Meyer de Felippe
Prof. Dr. Augusto Duarte FariaEndereço:
Sede do Curso, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Instituto de Ciências Humanas e da Informação.
Av. Itália, km 08, s/nº Cep 96.201-900 Rio Grande – RSE-mail
neai.laboratorio@furg.br
-
03/10/201713h35Notícia
Revistas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h34Notícia
Discentes
Mestrado
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Doutorado
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h32Notícia
Documentos
Regimento e normas internas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Formulários
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Atas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h31Notícia
Editais
Ingresso Regular
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Alunos Especiais
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Estágio Pós-doutoral
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Docentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Bolsas de Estudo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h29Notícia
Infraestrutura
Laboratórios
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Biblioteca
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h28Notícia
Professores
Profa. Narjara Mendes Garcia (IE/FURG) - Currículo Lattes
Prof. Renato Duro Dias (FADIR/FURG) - Currículo Lattes
Profa. Susie Enke Ilha (ILA/FURG) - Currículo Lattes
Profa. Carla Imaraya Meyer de Felippe (ICHI/FURG) - Currículo Lattes
Prof. Augusto Duarte Faria (ICHI/FURG) - Currículo Lattes
-
03/10/201713h26Notícia
Estrutura Curricular2
DISCIPLINA
DURAÇÃO / HORAS
EMENTA
Educação a distância
Semestral / 15h
Descrição
Esta disciplina oferece os conhecimentos necessários para o uso do computador como ferramenta de apoio, por meio da construção de competências para a utilização dos principais recursos de ambientes virtuais (Moodle), sistemas operacionais, editores de texto, apresentações, bem como pesquisas e comunicação via internet.
Conteúdos
História da Educação a Distância e sua importância para a formação inicial e continuada de professores.
Reflexões sobre a modalidade de ensino a distância e sobre a função de professores, tutores e estudantes nos cursos a distância.
Noções Básicas do desenvolvimento das atividades no ambiente virtual. Utilização da plataforma Moodle.
Apresentação de ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas para os cursistas desenvolverem habilidades de trabalho com tecnologias da informação e da comunicação.
Marcos legais da Educação Especial/ Inclusiva
Semestral / 30h
Descrição
Disciplina destinada às discussões sobre o direito de todos os estudantes a uma educação sem exclusões, discriminação e preconceitos.
Conteúdos
Políticas públicas em Educação Inclusiva. Lei Brasileira de Inclusão - LBI (2015).
O AEE como serviço de Educação Especial.
Dificuldades de Aprendizagem X Necessidades Educativas Específicas Psicologia da diferença; O papel do educador diante da Inclusão; Psicopedagogia; Psicomotricidade
Semestral / 30h
Conteúdos
Análise crítica sobre o processo ensino-aprendizagem e suas interfaces.
As relações de fracasso escolar com a escola, a família e a sociedade.
Formação do professor e o aluno com necessidades educativas específicas.
A diversidade das dificuldades de aprendizagem.
As novas aprendizagens do cérebro; e o estudante e suas emoções
Semestral / 30h
Descrição
Nesta disciplina, o cursista aprenderá as vicissitudes do comportamento, os aspectos emocionais impeditivos da aprendizagem, e a diversidade das emoções e sua influência no comportamento do estudante.
Conteúdos
O sujeito na sua especificidade: neurociência e suas implicações na aprendizagem.
Processo ensino-aprendizagem e sua relação com as síndromes neurológicas.
A hiperatividade e o déficit de atenção como limitador do ato de aprender.
Indicadores de possibilidades.
O corpo e o movimento
Semestral / 15h
Descrição
Considerando a grande variedade de origens, manifestações e prognósticos das pessoas com deficiência física, propõe-se aqui uma intervenção educacional que priorize o estudante, em seu protagonismo e autonomia. Por isso, esta disciplina aponta conhecimentos necessários à escola no atendimento de necessidades específicas desses estudantes.
Conteúdos
Intervenções por meio do AEE, para a promoção de condições necessárias à plena participação dos estudantes em todos os espaços e atividades educacionais.
Estudo de recursos pedagógicos acessíveis e de teconologias assistivas a partir de conhecimentos e da identificação clara de situações-problema vivenciadas na sala de aula.
Aprendendo a lidar com a genialidade na escola: a escola que não me compreende
Semestral / 30h
Conteúdos
Concepções de inteligência e inteligência múltipla.
Estudos sobre inteligência e seu desenvolvimento. Características do estudante com altas habilidades/superdotação.
Trabalho de AEE aplicado aos estudantes como mediação para a inclusão.
Concepções contemporâneas a respeito da escolarização de estudantes com deficiência intelectual (DI) na perspectiva dos paradigmas inclusivos.
Bases teóricas e as práticas do AEE e as finalidades deste atendimento na elaboração do plano de atuação.
Metodologia de trabalho para elaboração e definição de todas as atividades, incluindo-se a seleção de materiais de suporte.
As vicissitudes na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA)
Semestral / 30h
Descrição
Nesta disciplina discutem-se as experiências institucionais e as abordagens educacionais dos estudantes com TEA e as dificuldades e possibilidades de construção do AEE para estes casos, na perspectiva da Educação Inclusiva.
Conteúdos
Será apresentada vasta bibliografia e amplo campo de pesquisa sobre a diversidade, além dos aspectos cognitivos e fenomenológicos dos estudantes com TEA, em consideração as suas características de aprendizagem, as potencialidades e as possibilidades de inclusão.
O sujeito com deficiência visual e o AEE, deficiências múltiplas sensoriais e surdocegueira
Semestral / 30h
Conteúdos
Desmistificação, a quebra de esteriótipos e a mudança de atitudes em relação aos estudantes cegos (invisuais) e/ou com baixa visão inseridos no ensino regular.
Alfabetização e aprendizagem no ensino regular, o sistema braile e a produção e uso de recursos de baixa e alta tecnologia assistiva (TA).
Apresentação de subsídios para a elaboração de um plano de AEE a partir de atividades que potencializam a observação, a reflexão, a problematização e a participação individual e coletiva dos estudantes.
Discussão de aspectos básicos sobre cuidados primários, e sobre o trabalho em parceria com as famílias.
Abordagem de conhecimentos específicos sobre a surdocegueira e a deficiência múltipla sensorial, com vistas a atender as necessidades específicas destes estudantes. Necessidades no campo da tecnologia assistiva (TA) com adaptações de mobiliário e materiais didáticos, bem como de estratégias de ensino que facilitam a acessibilidade, comunicação e mobilidade.
Surdez e o sujeito com deficiência auditiva
Semestral / 30h
Descrição
Esta disciplina busca esclarecer a base epistemológica que conduz a reflexões amplas e ações em prol da educação escolar para pessoas com surdez, de acordo com os paradigmas inclusivos na
construção do AEE, preferencialmente na escola de ensino regular.
Conteúdos
Estudos Surdos: histórico e noções gerais sobre os estudantes surdos, aquisição de linguagem, legislação e identidade e cultura surda.
Desenvolvimento das habilidades técnicas, utilização de recursos virtuais de comunicação, para levar os cursistas a compeenderem o fazer, o sentir e o pensar do professor no AEE, na perspectiva inclusiva. Competências essenciais que determinam a compreensão do ato educativo nas suas multidimensionalidades.
LIBRAS
Semestral / 60h
Conteúdos
Estudos introdutórios da estrutura linguística e gramatical da língua de sinais.
Libras em diversos contextos da comunicação.
Estudo dos conceitos de bilinguismo, suas diferentes concepções.
Educação bilíngue.
AEE para surdos na educação inclusiva.
O jogo como disparador de aprendizagem: O Plano de Atendimento Educacional Especializado e a construção do Curriculo Adaptado
Semestral / 30h
Descrição
Nesta disciplina o jogo será apresentado como ferramenta estruturante e de expressão sutil de condições de subjetivação do aprender, como transmissor do ordenamento e reconhecimento do outro na cultura e na instituição escolar, oferece significados e significantes nos tempos e espaços escolares necessários ao desenvolvimento da infância nos aspectos psicomotores, na expressão de linguagens, regras e sustentação do laço transferencial que se expressa no brincar, desenhar e jogar.
Conteúdos
Compreendendo o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado: O que é? Como funciona? Quem é o profissional que atua neste serviço?
Recursos e Tecnologias Assistivas para o Atendimento Educacional Especializado.
Elaboração do Plano de AEE: Importância e organização.
Elaboração de Projetos na Escola Inclusiva
Semestral / 30h
Conteúdos
Fundamentos do trabalho científico.
Elaboração de artigo científico.
Estilo de redação técnico-científica.
Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Tipos de citações utilizadas no artigo científico.
Estágio (Curso de Especialização em AEE)
Semestral / 60h
Descrição
Observação, estudo teórico, supervisão e elaboração de relatório (40h).
Práticas de atividade presencial de observação nos múltiplos espaços da escola, e intervenção coletiva e individual (20h).Seminário (Curso de Especialização em AEE)
Semestral / 60h
Realização do Trabalho de Conclusão de Curso (artigo), e adequação deste para submissão/publicação (40h).
Apresentação do trabalho no Seminário virtual; e análise do TCC em banca examinadora (20h).TOTAL DE HORAS OBRIGATÓRIAS : 480h
-
03/10/201713h26Notícia
Pesquisa
Linhas de Pesquisa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Grupos de Pesquisa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Projetos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h25Notícia
O Curso
A especialização propõe-se a esclarecer bases epistemológicas, e assim, aumentar as reflexões e ações em torno dos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas, de acordo com paradigmas inclusivos. Os cursistas serão conduzidos à compreensão sobre o fazer, o sentir e o pensar do professor no AEE, sob a perspectiva da Educação Inclusiva, para o ensino regular. O curso favorece, ainda, o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e políticas para o exercício profissional, e apresenta competências essenciais, que determinam o ato educativo na sua multidimensionalidade, para a elaboração de planos de atividade e escolha de metodologias de ensino, métodos e didáticas que considerem a diversidade encontrada na sala de aula.
Objetivo Geral do Curso
Capacitar, ao nível de pós-graduação lato sensu (especialização), os professores da rede pública de ensino e licenciados, difundindo a tecnologia assistiva (TA) como possibilidade de atender as especificidades das diferenças apresentadas pelos estudantes com deficiência e/ou com necessidades específicas no atendimento educacional especializado, promovido pela Educação Inclusiva.
Objetivos específicos:
- formar professores para o atendimento educacional especializado nas escolas da rede pública;
- oferecer suporte à ação pedagógica dos professores, construindo-se possibilidades de acessibilidade e inclusão aos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas;
- propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo da formação docente;
- desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão de conceitos, práticas e seus usos sociais às pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas;
- contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de valorização da formação continuada nas escolas, como processo norteador de conhecimento especializado;
- desenvolver atividades que incentivem o uso de tecnologias assistivas como ferramentas de acessibilidade;
- propor situações que respeitem as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gênero, de faixas geracionais, de classes sociais, de religião, de tipos de deficiências, de necessidades educativas específicas, de orientação sexual, dentre outras.