O Curso

 A especialização propõe-se a esclarecer bases epistemológicas, e assim, aumentar as reflexões e ações em torno dos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas, de acordo com paradigmas inclusivos. Os cursistas serão conduzidos à compreensão sobre o fazer, o sentir e o pensar do professor no AEE, sob a perspectiva da Educação Inclusiva, para o ensino regular. O curso favorece, ainda, o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e políticas para o exercício profissional, e apresenta competências essenciais, que determinam o ato educativo na sua multidimensionalidade, para a elaboração de planos de atividade e escolha de metodologias de ensino, métodos e didáticas que considerem a diversidade encontrada na sala de aula.

 Objetivo Geral do Curso

 Capacitar, ao nível de pós-graduação lato sensu (especialização), os professores da rede pública de ensino e licenciados, difundindo a tecnologia assistiva (TA) como possibilidade de atender as especificidades das diferenças apresentadas pelos estudantes com deficiência e/ou com necessidades específicas no atendimento educacional especializado, promovido pela Educação Inclusiva.                                

Objetivos específicos:

  • formar professores para o atendimento educacional especializado nas escolas da rede pública;
  • oferecer suporte à ação pedagógica dos professores, construindo-se possibilidades de acessibilidade e inclusão aos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas;
  • propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo da formação docente;
  • desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão de conceitos, práticas e seus usos sociais às pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas;
  • contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de valorização da formação continuada nas escolas, como processo norteador de conhecimento especializado;
  • desenvolver atividades que incentivem o uso de tecnologias assistivas como ferramentas de acessibilidade;
  • propor situações que respeitem as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gênero, de faixas geracionais, de classes sociais, de religião, de tipos de deficiências, de necessidades educativas específicas, de orientação sexual, dentre outras.