DISCIPLINA |
DURAÇÃO / HORAS |
EMENTA
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Educação a distância |
Semestral / 15h |
Descrição
Esta disciplina oferece os conhecimentos necessários para o uso do computador como ferramenta de apoio, por meio da construção de competências para a utilização dos principais recursos de ambientes virtuais (Moodle), sistemas operacionais, editores de texto, apresentações, bem como pesquisas e comunicação via internet.
Conteúdos
História da Educação a Distância e sua importância para a formação inicial e continuada de professores. Reflexões sobre a modalidade de ensino a distância e sobre a função de professores, tutores e estudantes nos cursos a distância. Noções Básicas do desenvolvimento das atividades no ambiente virtual. Utilização da plataforma Moodle. Apresentação de ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas para os cursistas desenvolverem habilidades de trabalho com tecnologias da informação e da comunicação.
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Marcos legais da Educação Especial/ Inclusiva |
Semestral / 30h |
Descrição Disciplina destinada às discussões sobre o direito de todos os estudantes a uma educação sem exclusões, discriminação e preconceitos. Conteúdos Políticas públicas em Educação Inclusiva. Lei Brasileira de Inclusão - LBI (2015). O AEE como serviço de Educação Especial.
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Dificuldades de Aprendizagem X Necessidades Educativas Específicas Psicologia da diferença; O papel do educador diante da Inclusão; Psicopedagogia; Psicomotricidade |
Semestral / 30h |
Conteúdos Análise crítica sobre o processo ensino-aprendizagem e suas interfaces. As relações de fracasso escolar com a escola, a família e a sociedade. Formação do professor e o aluno com necessidades educativas específicas. A diversidade das dificuldades de aprendizagem.
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As novas aprendizagens do cérebro; e o estudante e suas emoções |
Semestral / 30h |
Descrição Nesta disciplina, o cursista aprenderá as vicissitudes do comportamento, os aspectos emocionais impeditivos da aprendizagem, e a diversidade das emoções e sua influência no comportamento do estudante. Conteúdos O sujeito na sua especificidade: neurociência e suas implicações na aprendizagem. Processo ensino-aprendizagem e sua relação com as síndromes neurológicas. A hiperatividade e o déficit de atenção como limitador do ato de aprender. Indicadores de possibilidades.
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O corpo e o movimento |
Semestral / 15h |
Descrição Considerando a grande variedade de origens, manifestações e prognósticos das pessoas com deficiência física, propõe-se aqui uma intervenção educacional que priorize o estudante, em seu protagonismo e autonomia. Por isso, esta disciplina aponta conhecimentos necessários à escola no atendimento de necessidades específicas desses estudantes. Conteúdos Intervenções por meio do AEE, para a promoção de condições necessárias à plena participação dos estudantes em todos os espaços e atividades educacionais. Estudo de recursos pedagógicos acessíveis e de teconologias assistivas a partir de conhecimentos e da identificação clara de situações-problema vivenciadas na sala de aula.
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Aprendendo a lidar com a genialidade na escola: a escola que não me compreende |
Semestral / 30h |
Conteúdos Concepções de inteligência e inteligência múltipla. Estudos sobre inteligência e seu desenvolvimento. Características do estudante com altas habilidades/superdotação. Trabalho de AEE aplicado aos estudantes como mediação para a inclusão. Concepções contemporâneas a respeito da escolarização de estudantes com deficiência intelectual (DI) na perspectiva dos paradigmas inclusivos. Bases teóricas e as práticas do AEE e as finalidades deste atendimento na elaboração do plano de atuação. Metodologia de trabalho para elaboração e definição de todas as atividades, incluindo-se a seleção de materiais de suporte.
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As vicissitudes na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) |
Semestral / 30h |
Descrição Nesta disciplina discutem-se as experiências institucionais e as abordagens educacionais dos estudantes com TEA e as dificuldades e possibilidades de construção do AEE para estes casos, na perspectiva da Educação Inclusiva. Conteúdos Será apresentada vasta bibliografia e amplo campo de pesquisa sobre a diversidade, além dos aspectos cognitivos e fenomenológicos dos estudantes com TEA, em consideração as suas características de aprendizagem, as potencialidades e as possibilidades de inclusão.
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O sujeito com deficiência visual e o AEE, deficiências múltiplas sensoriais e surdocegueira |
Semestral / 30h |
Conteúdos Desmistificação, a quebra de esteriótipos e a mudança de atitudes em relação aos estudantes cegos (invisuais) e/ou com baixa visão inseridos no ensino regular. Alfabetização e aprendizagem no ensino regular, o sistema braile e a produção e uso de recursos de baixa e alta tecnologia assistiva (TA). Apresentação de subsídios para a elaboração de um plano de AEE a partir de atividades que potencializam a observação, a reflexão, a problematização e a participação individual e coletiva dos estudantes. Discussão de aspectos básicos sobre cuidados primários, e sobre o trabalho em parceria com as famílias. Abordagem de conhecimentos específicos sobre a surdocegueira e a deficiência múltipla sensorial, com vistas a atender as necessidades específicas destes estudantes. Necessidades no campo da tecnologia assistiva (TA) com adaptações de mobiliário e materiais didáticos, bem como de estratégias de ensino que facilitam a acessibilidade, comunicação e mobilidade.
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Surdez e o sujeito com deficiência auditiva |
Semestral / 30h |
Descrição Esta disciplina busca esclarecer a base epistemológica que conduz a reflexões amplas e ações em prol da educação escolar para pessoas com surdez, de acordo com os paradigmas inclusivos na Conteúdos Estudos Surdos: histórico e noções gerais sobre os estudantes surdos, aquisição de linguagem, legislação e identidade e cultura surda. Desenvolvimento das habilidades técnicas, utilização de recursos virtuais de comunicação, para levar os cursistas a compeenderem o fazer, o sentir e o pensar do professor no AEE, na perspectiva inclusiva. Competências essenciais que determinam a compreensão do ato educativo nas suas multidimensionalidades.
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LIBRAS |
Semestral / 60h |
Conteúdos Estudos introdutórios da estrutura linguística e gramatical da língua de sinais. Libras em diversos contextos da comunicação. Estudo dos conceitos de bilinguismo, suas diferentes concepções. Educação bilíngue. AEE para surdos na educação inclusiva.
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O jogo como disparador de aprendizagem: O Plano de Atendimento Educacional Especializado e a construção do Currículo Adaptado |
Semestral / 30h |
Descrição Nesta disciplina o jogo será apresentado como ferramenta estruturante e de expressão sutil de condições de subjetivação do aprender, como transmissor do ordenamento e reconhecimento do outro na cultura e na instituição escolar, oferece significados e significantes nos tempos e espaços escolares necessários ao desenvolvimento da infância nos aspectos psicomotores, na expressão de linguagens, regras e sustentação do laço transferencial que se expressa no brincar, desenhar e jogar. Conteúdos Compreendendo o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado: O que é? Como funciona? Quem é o profissional que atua neste serviço? Recursos e Tecnologias Assistivas para o Atendimento Educacional Especializado. Elaboração do Plano de AEE: Importância e organização.
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Elaboração de Projetos na Escola Inclusiva |
Semestral / 30h |
Conteúdos
Elaboração de artigo científico. Estilo de redação técnico-científica. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Tipos de citações utilizadas no artigo científico.
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Estágio (Curso de Especialização em AEE) |
Semestral / 60h |
Descrição Observação, estudo teórico, supervisão e elaboração de relatório (40h).
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Seminário (Curso de Especialização em AEE) |
Semestral / 60h |
Realização do Trabalho de Conclusão de Curso (artigo), e adequação deste para submissão/publicação (40h).
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TOTAL DE HORAS OBRIGATÓRIAS : |
480h
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